/
/
Art’themis: Curso de Animador Sociocultural em ação pela igualdade de género

Art’themis: Curso de Animador Sociocultural em ação pela igualdade de género

O curso Animador Sociocultural – 1º ano, durante este ano letivo, esteve envolvido no Projeto ART’THEMIS + Jovens Protagonistas na Prevenção e na Igualdade de Género da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR).

Este é um projeto de prevenção primária que tem como objetivos centrais a Promoção de Direitos Humanos e a Igualdade de Género.

Foram dezoito sessões que culminaram com a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos pelas várias escolas, no dia 23 de junho pelas 18.00, numa iniciativa via Zoom.

Com a participação neste projeto, que terá continuidade nos próximos anos letivos, pretendeu-se a promoção de valores de incentivo à cidadania, à participação justa nas diversas as áreas da vida pública e privada e a consciencialização das formas pelas quais a desigualdade de género se processa.

Para além da exploração teórica, do debate de ideias, o curso apresentou como projeto final o “Espantalho dos Estereótipos”, este assumiu seis personagens( o Rogério, a Filipa, a Joana, o Leonardo, a Josefina e o Daniel) com as quais demonstrou-se que a orientação sexual não se vê. Diz respeito ao que cada ser humano sente por outras pessoas e, que todas as orientações sexuais são válidas.

 Sabemos que ainda existe um longo caminho para percorrer para atingirmos a mesma equidade entre os pares,  mas se todos nos empenharmos, sem dúvida, que teremos uma sociedade mais justa.

Com os nossos espantalhos, pretendemos “espantar” todo o tipo de preconceitos e como Voltaire dizia “Preconceito é opinião sem conhecimento…”.