/
/
Alunos de 3º ano de Eletrotecnia e TEAC visitam as empresas Indelague e Empifarma

Alunos de 3º ano de Eletrotecnia e TEAC visitam as empresas Indelague e Empifarma

No dia 23 de fevereiro, os alunos do 3º ano dos cursos Técnico de Eletrotecnia e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores (TEAC), acompanhados pelos professores, José Santos, José Dantas, Aurélio Machado e Carlos Marinho, realizaram uma visita de estudo às empresas Indelague, em Águeda, e Empifarma, em Montemor-o-Velho.

A primeira paragem foi em Águeda para a visita à INDELAGUE – Indústria Elétrica de Águeda, SA. Trata-se de uma empresa que está presente no mercado nacional e internacional, que desenvolve soluções de iluminação inovadoras e personalizadas no atendimento aos requisitos, eficiência económica, compatibilidade ambiental e oferta de valor tecnológico.

Ao longo de sensivelmente duas horas, acompanhados por dois técnicos, os alunos tiveram oportunidade de visitar e conhecer as distintas fases do processo de produção, máquinas e equipamentos.

A visita iniciou-se pela área onde se encontram as puncionadoras e quinadeiras, que fazem o corte e dobragem de peças em chapa metálica. Posteriormente visitaram as áreas de tratamento de superfícies, que é efetuada na linha de pintura por um processo com tecnologia de ponta – limpeza, secagem, pintura electroestática e cura.

Após a passagem pela zona de eletrificação, feita em células de montagem manual com base no sistema em forma de “U”, visitaram o Goniofotometro, instalado no Laboratório Indelague, e o Laboratório Fotométrico – laboratório para medir propriedades térmicas e técnicas de iluminação. Por fim, os alunos foram convidados a visitar a área de showroom onde tiveram a oportunidade de conhecer e contatar com os produtos e os projetos de iluminação arquitetural desenvolvidos pela empresa.

Pela parte da tarde, as turmas foram até o Parque de Negócios de Montemor-o-Velho para visitar a Empifarma – Produtos Farmacêuticos, SA. Trata-se de uma empresa pertencente ao Grupo FHC, um dos mais relevantes grupos empresariais do setor da saúde em Portugal, ligada à distribuição de medicamentos e outros produtos farmacêuticos, a operar exclusivamente no mercado farmacêutico nacional.

Aqui, os alunos, durante sensivelmente uma hora, orientados por dois técnicos, realizaram uma visita guiada ao interior da unidade, em que acompanharam todos os processos de automação relacionados com a resposta a uma encomenda e à logística.

Ficou claro que se trata de uma empresa onde a tecnologia é a base do seu negócio, pelo que em termos técnicos, os objetivos inicialmente propostos, foram inteiramente cumpridos, designadamente nas áreas da eletrónica, automação e da informática.