Iris Azevedo e Rafaela Leão, alunas do 3º ano do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria, representaram a EPATV na edição de 2023 dos Minho Young Chef Awards (MYCA), que se realizou. Iris Azevedo ficou na final da categoria de Chef de Cozinha.
A prova gastronómica reuniu no Centro de Promoção Gastronômica e Ciências Gastronômicas de Vila Verde jovens talentos de cozinha das Comunidades Intermunicipais da região.
Para a final da categoria de Chef de Cozinha, Iris Azevedo preparou um pato empilhado em folha de arroz com creme de cenoura e laranja. Este prato é uma reinvenção do tradicional Arroz de Pato remexendo na textura e apresentação dos ingredientes. No final da prova e sem saber ainda o resultado, a aluna mostrava-se feliz por uma participação em que “tudo correu bem”. Destacou uma preparação sem falhas e que cumpriu o tempo previsto, apesar de algum nervosismo inicial perante o júri que depois foi ultrapassado. Iris Azevedo acredita que a sua participação nos prémios MYCA lhe vai abrir portas no setor da restauração.
Uma opinião semelhante à de Rafaela Leão que participou nas meias-finais do MYCA na categoria de Chef de Pastelaria. A aluna de cozinha gostou da experiência de estar neste concurso, em que preparou uma aletria para o júri.
Sobre a prestação das participantes da EPATV, o formador de Cozinha, Rodolfo Meléndrez Rodriguez, descreveu o seu trabalho como impecável. O chef destacou o empenho e a qualidade como elementos que descrevem a participação das alunas, assim como a vontade de representar a escola desde o primeiro momento em que lhes foi lançado o desafio.
O MYCA elege o melhor jovem chef da região do Minho e nesta edição tem a particularidade de ter um ex-aluno da EPATV no júri, Miguel Barbosa, que venceu o prémio em 2022 na categoria de Pastelaria. O MYCA é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Vila Verde.