/
/
20 anos revisitados em espetáculo

20 anos revisitados em espetáculo

Alvoroço nos bastidores. Nervoso miudinho na régie. Nada de palavras de boa sorte porque isso dá azar no teatro. Concentração. Respiração. É hora. E assim se deu início ao espetáculo. 20 anos de história(s) trazidos a palco a 9 de maio pelo curso Animador Sociocultural.

Parte da Prova de Aptidão Profissional do curso, a apresentação pública foi o culminar de um longo e trabalhoso processo. Os cinquenta ou sessenta minutos de duração do espetáculo encerram em si horas, meses de árduo trabalho e compromisso de inúmeras pessoas. O espetáculo foi integralmente concebido pelos alunos, desde a composição do texto, à escolha dos figurinos e criação dos adereços, a edição vídeo e a escolha e adaptação do repertório musical.

Após uma fase de pesquisa e entrevistas a docentes, funcionários e alunos que acompanharam o progresso destes 20 anos, foi recolhida e selecionada a informação necessária à criação do texto. Seguiu-se-lhe a fase do mise-en-scène, da experimentação e da perceção do que resultaria ou não em palco. Havia ainda que abrilhantar as performances com adereços e figurinos, assim como a edição de vídeo que nos pudesse situar espacial e cronologicamente. Tudo na proporção certa para um bom espetáculo.

Resta-nos apenas dizer que uma hora é pouco para condensar 20 anos de uma história assim tão rica. No entanto, o curso Animador Sociocultural deu o seu melhor e acredita que o resultado foi maravilhoso! Houve espaço para tudo: rir, recordar e comovermo-nos com as emoções que as memórias despertam em todos que de alguma forma estão ligados à instituição. A todos os que colaboraram na consecução deste projeto – professores, alunos e funcionários – o nosso MUITO OBRIGADO! Este espetáculo é dedicado a todos e foi a homenagem sentida aos que estiveram/estão/estarão na EPATV.   

Fotos