/
/
Wookshop de Sabão

Wookshop de Sabão

 

Ao aderir ao projecto de recolha de óleos alimentares usados a EPATV- Delegação de Amares não só evita a poluição da água como transforma o óleo em sabão.

Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, pastelarias, hotéis) e residências deitam o óleo de cozinha usado na rede de esgoto, com consequente entupimento da mesma e mau funcionamento das estações de tratamento.

Para retirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos tóxicos, com efeitos negativos sobre o ambiente. Além disso, como o óleo é mais leve que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo os seres vivos aquáticos.

Existem várias receitas para fazer sabão caseiro, com vista à reciclagem do óleo de cozinha. Congruentemente, o que fizemos nesta experiência foi a reacção de saponificação das gorduras. Estas reagem com uma base (hidróxido de sódio), em solução alcoólica, originando sabão e glicerina.

O principal objectivo desta actividade, foi a reciclagem de gorduras utilizadas em casa, que em vez de serem desperdiçadas, poderão ser usadas no fabrico de sabão.