/
/
Campanha de sensibilização para a recolha de REEE

Campanha de sensibilização para a recolha de REEE

 

A Delegação de Amares da EPATV juntou-se à “Geração Depositrão 2010”, um projecto de recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), acolhendo um Depositrão na escola.

À semelhança de outros contentores de recolha selectiva de resíduos, como o Vidrão ou o Pilhão, o Depositrão é um contentor destinado ao depósito de pequenos electrodomésticos em fim de vida (secadores de cabelo, torradeiras, batedeiras eléctricas, telemóveis, leitores de cassete/CD/MP3, portáteis, impressoras, entre muitos outros). Dada a nocividade dos componentes destes resíduos (chumbo, cádmio e mercúrio, por exemplo), é fundamental tratá-los, reutilizá-los e/ou reciclá-los, protegendo a Saúde Humana e o Ambiente.

Cumprindo um dos principais objectivos do Programa – sensibilizar a população para a importância da deposição selectiva deste tipo de resíduos – a turma do 10º ano do Curso Técnico de Comunicação e Marketing dinamizou uma campanha de recolha de REEE junto de toda a comunidade escolar. Cientes de que é necessário pôr fim a hábitos de desperdício, a turma trabalhou o tema, sob orientação do Conselho Eco-Escolas, elaborando instrumentos de campanha (cartazes informativos e faixas promocionais) e criando o “Espaço Depositrão”, onde poderão ser entregues estes electrodomésticos em fim de vida.

Os alunos ficaram ainda responsáveis pela monitorização da recolha dos REEE. A ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) – assegurará posteriormente toda a recolha e encaminhamento dos resíduos, rumo ao seu tratamento e/ou reciclagem.

Alargando o âmbito desta campanha à população em geral, foram convidadas a participar nesta iniciativa algumas instituições do concelho, nomeadamente a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Amares, tendo sido distribuído material informativo e promocional deste novo ponto de recolha de REEE no concelho.