/
/
TM -Centro de Testagem Molecular

TM -Centro de Testagem Molecular

 

O LNIV – Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, mais em concreto, o CTM -Centro de Testagem Molecular, no passado dia 10 e 11 de Março, proporcionou aos alunos do curso Técnico de Analise Laboratorial, do pólo de Vila Verde, e do pólo de Amares, respectivamente, vivenciarem o dia-a-dia num laboratório de genética animal.

Neste dia dedicado à investigação da genética animal, os alunos foram recebidos pela Directora Dra. Susana Lopes, que os elucidou sobre o funcionamento e a finalidade do LNIV. Além disso, terminou esta recepção com uma palestra, na qual, fez uma breve revisão sobre alguns dos conhecimentos adquiridos em Química Aplicada, essenciais à compreensão e execução das actividades experimentais que iriam realizar. Conduzidos aos laboratórios os alunos meteram mãos à obra.

A primeira das actividades experimentais, orientada pela Dra. Sara João, consistiu na extracção de ADN de tecido auricular de uma vaca. Após a extracção, o Dr. Hugo Pereira, mostrou que o processo de extracção de ADN de amostras pode ser realizado por um robot, explicando ainda o seu funcionamento. Na parte da tarde, o Dr. Bruno Carvalho orientou os alunos na preparação de amostras para PCR e execução da Eléctroforese.

Estas actividades experimentais permitiram aos alunos aplicarem conhecimentos adquiridos nas disciplinas Tecnológicas. Além disso, vivenciaram um dia-a-dia de um Técnico de Análise Laboratorial, contactando com novos equipamentos, cada vez mais sofisticados. Enfim, um dia cansativo mas muito interessante e enriquecedor. Para os acompanhar, as professoras de Química Aplicada, Ana Rita Gonçalves, Maria Manuel e Sylvie Rodrigues.

A EPATV agradece a disponibilidade de todos os Investigadores, Dra. Susana Lopes, Dra. Sara João, Dr. Hugo Pereira e Dr. Bruno Carvalho, que foram incansáveis, proporcionando este dia fantástico aos alunos.