/
/
Escola Profissional Amar Terra Verde Renova Galardão ECO-ESCOLA

Escola Profissional Amar Terra Verde Renova Galardão ECO-ESCOLA

 

Um grupo de alunos e professores da EPATV de Vila Verde, estiveram presentes, no passado dia 29 de Setembro na cerimónia da comemoração do “Dia Bandeiras Verdes 2009 – Galardão Eco-Escolas” em Santa Maria da Feira, para receber a renovação do título Eco-Escola, pelo 2º ano consecutivo.

Os alunos participaram em algumas actividades e concursos, nomeadamente no Concurso da Escola Energia – patrocinado pela Galp, tendo competindo com protótipos de barcos solares projectados e construídos por eles mesmos, no qual o pólo de Vila Verde foi apurado para disputar as meias finais.

No final do dia, os alunos da EPATV de Vila Verde subiram ao palco perante mais de 3 000 participantes para receber orgulhosamente a respectiva bandeira verde das mão de representantes da ABAE/FEE que são coordenadores do programa Eco-Escolas a nível nacional e internacional.

De salientar, que a Bandeira Verde simboliza o reconhecimento da existência de um empenhado trabalho na área da educação ambiental/educação para a sustentabilidade, seguindo a metodologia do Programa Eco-Escolas.

O Programa Eco-Escolas é reconhecido pela UNEP (United Nations Environmental Program), como um dos instrumentos fundamentais para trabalhar o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda XXI Local e já constitui em mais de 45 países um dos indicadores oficiais de sustentabilidade.

O dia para a cerimónia do hastear a Bandeira Verde será oportunamente marcado e todos os eco-estudantes e comunidade educativa estão conscientes de que receber a Bandeira Verde Eco-Escolas é simultaneamente um prémio e um compromisso, cujo sucesso se deve também ao facto desta implementação ser em parceria com o Município de Vila Verde, promovendo uma verdadeira educação para a cidadania na mudança de atitudes e na capacidade de agir e intervir no futuro desta região.