/
/
Jornadas da Saúde

Jornadas da Saúde

 

No âmbito do Projecto de Saúde Escolar a EPATV promoveu, entre os dias 5 e 8 de Maio, a segunda edição das Jornadas da Saúde.

Entre os vários temas abordados, destacam-se a alimentação, a sexualidade, o desporto, a higiene e as substâncias psicotrópicas.

Os alunos tiveram oportunidade de expor os vários trabalhos realizados ao longo do ano sobre estas temáticas e de aprofundarem os seus conhecimentos sobre saúde, com a intervenção de alguns convidados, entre os quais, a Dra. Catarina Monteiro Marques, médica dentista, a Dra. Sónia Azevedo, nutricionista, a Dra. Luísa Eça Guimarães da Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Dra. Andrea Teixeira, do IDT de Braga e o Jogador Eduardo

Machado do Sporting de Braga, que abordou a temática da alimentação saudável na actividade desportiva. Paralelamente foram desenvolvidas várias actividades também promotoras de saúde, nomeadamente o pedy-paper” Viver Ambiente”, sob a responsabilidade da Dra. Glória Lago e com a colaboração dos alunos do 3.º ano do curso de restauração(cozinha/pastelaria). Participaram nesta actividade 24 cursos, dos quais se destaca o curso Técnico de Análises Laboratoriais, como vencedor.

As alunas do curso de Manicura-Pedicura, sob a orientação da respectiva directora de curso, Manuela Janela, proporcionaram uma sala de relaxamento aberta a toda a comunidade da EPATV. Face ao elevado interesse dos alunos sobre as temáticas abordadas, a equipa de saúde escolar renovou desde logo o convite a algumas das personalidades presentes neste evento para a inauguração do GASA – Gabinete de Apoio à Saúde do Adolescente a acontecer no final do ano lectivo corrente, de forma a estabelecer parcerias para o próximo ano.

A todos os responsáveis, intervenientes e participantes, muitos parabéns pelo impacto gerado em toda a comunidade escolar e pela actualidade e interesse das temáticas abordadas.