/
/
EPATV acolhe I Fórum de Saúde Escolar “Ambiente e Saúde: Desafios para o Futuro!”

EPATV acolhe I Fórum de Saúde Escolar “Ambiente e Saúde: Desafios para o Futuro!”

 

Realizou-se ontem, dia 24/11/08 na EPATV o I Fórum de Saúde Escolar “Ambiente e Saúde: Desafios para o Futuro!”.

A cerimónia de abertura contou com a ilustre presença do Coordenador de Saúde da Sub-região de Braga, Dr. Castro Freitas, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e Director do Centro de Saúde de Vila Verde, Dr. Rogério Pinto da Costa.

Os elogios à iniciativa foram consensuais, tal como a preocupação com o ambiente e a saúde. Cerca de 200 alunos de diferentes escolas do concelho de Vila Verde apresentaram as variadas actividades que desenvolvem nas suas escolas em prole do ambiente e da saúde. A partilha de experiências e conhecimentos entre alunos e professores e a valorização das suas iniciativas constitui de forma óbvia um incentivo para que continuem a empenhar-se na defesa do planeta, em geral e deles mesmos, em particular.

A meio da manhã foi servido um lanche com produtos oferecidos, para esta iniciativa, por algumas empresas, tal como a Nestlé, a Jolima e o Intermaché de Vila Verde e a Makro, no sentido de apresentar uma alimentação racional e equilibrada. O almoço foi confeccionado pelos alunos do curso de Restauração sob a orientação da profª Olga Martins e no final da sessão a EPATV ofereceu um saco com bolachas feitas pelos alunos e colocou à disposição os produtos oferecidos ( iogurtes de várias qualidades, pequenos biscoitos e peças de fruta da época.

Na recta final, este Fórum contou com a intervenção do Professor Doutor Renato Henriques do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho, que além de elogiar a iniciativa e os trabalhos, levantou algumas questões pertinentes, nomeadamente a que se refere às plantas, cuja fotossíntese necessita de dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo efeito de estufa e consequentemente pelas alterações climáticas, que se reflectem na saúde. Não basta ouvir recolher informações sobre alterações climáticas, é necessário analisá-las de forma crítica e tomar medidas que promovam a sustentabilidade do planeta.

As escolas, a Câmara Municipal, parceiras nesta iniciativa e a comissão organizadora, Centro de Saúde de Vila Verde e EPATV, revelaram grande satisfação face aos resultados desta iniciativa, que será a primeira de outras que hão-de surgir num concelho, onde o “verde” justifica o seu nome, conforme foi referido pelo Engº José Manuel Fernandes no seu discurso de abertura.

A Comissão Organizadora gostaria de agradecer às empresas que responderam com afinco a esta iniciativa oferecendo produtos e colocando em prática a responsabilidade social de que tanto se fala, aos ilustres convidados pela sua disponibilidade e interesse no evento e ainda aos professores e seus alunos que face às problemáticas a que temos assistido a nível da Educação, demonstraram que ainda estão motivados para incentivar o que de melhor o mundo tem – os seus Recursos Humanos.

 

Nota: Para ver fotos consulte a nossa “Galeria de Fotos”.