/
/
Brigadas verdes da EPATV em formação no combate a incêndios

Brigadas verdes da EPATV em formação no combate a incêndios

 

O Verão aproxima-se e o risco de incêndios também…

As Brigadas Verdes da EPATV, conscientes do seu papel activo que podem desempenhar, querem estar ao lado dos Bombeiros no combate aos incêndios e por isso pediram formação para poder também divulgar, pois “…não basta querer ajudar, é preciso saber como fazê-lo…”.

Assim, no passado dia 3 de Junho, estes alunos receberam da protecção civil da Câmara Municipal de Vila Verde, orientada pelo Sr. Luís Morais, uma acção de formação ” in situ”, onde verificaram como se cria uma área de contenção, como é coordenada uma operação de combate a incêndios, os tipos de instrumentos a utilizar de acordo com a situação e ouviram histórias…Em muitas das histórias que constituem o álbum deste grupo de beneméritos, notou-se, lamentávelmente, a falta de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos super-homens de fato amarelo.

A maioria da polulação não reconhece a sua parcela de responsabilidade relativamente aos incêndios, muitos por ignorância e outros por conveniência.

Neste momento os alunos têm levado a efeito acções de sensibilização que visam alertar toda a a população local no sentido de valorizar os ecossistemas, prevenir os incêndios e ajudar no seu combate, sempre que necessário. Afinal, a poluição tem fronteiras e o Património natural é de todos nós.

O complemento desta acção prática vai realizado no próximop dia 17/06/08 no auditório da EPATV de Vila Verde.