/
/
EPATV empenhada no aumento da participação cívica

EPATV empenhada no aumento da participação cívica

EPATV empenhada no aumento da participação cívica

A Escola Profissional Amar Terra Verde participou esta sexta-feira numa ação de formação dinamizada pelo Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, no âmbito do seu envolvimento enquanto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu. A formação esteve a cargo do Gabinete de Informação, localizado em Lisboa, e incidiu sobre as metodologias e estratégias que o Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu pretende ver adotadas pelas escolas, com vista ao aumento da participação nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, a realizar daqui por menos de 2 anos. Foram ainda abordados temas prementes na União Europeia, como o BREXIT ou o TTIP (Tratado Transatlântico) e a política de alargamento da EU.

As equipas de professores e técnicos presentes tiveram a possibilidade de partilhar experiências sobre o envolvimento dos alunos e da própria comunidade nas atividades levadas a cabo no ano letivo anterior.

De salientar que a EPATV foi uma das 16 escolas pioneiras no país a aderir a este programa que, este ano letivo, conta com mais 22 escolas de todo o país. A escola desenvolveu, no ano passado, inúmeras iniciativas promotoras da consciencialização sobre o papel da União Europeia e do Parlamento Europeu, tais como, sessões dinamizadas por alunos “embaixadores juniores”, criação de uma letra e música alusivas ao tema, promoção de uma conferência com a participação de dois eurodeputados e outras pessoas com conhecimento produzido sobre este tema, criação de um blog e de alguns trabalhos por parte dos alunos. Estão previstas para este ano várias iniciativas que concorrem para o mesmo fim e que envolverão a EPATV e a comunidade vilaverdense em geral.

Este período formativo terá continuidade dentro de alguns meses, no sentido de ir formando e informando as equipas envolvidas.