EPATV_ajuda-te

EPATV_AJUDA-TE é um grupo criado pelo Serviço de Psicologia e Orientação da EPATV para os seus alunos na plataforma Teams, com o objetivo de partilhar conteúdos sobre saúde mental, refletindo sobre temas diversos.

Mais uma vez a capacidade de nos adaptarmos está a ser colocada à prova, estamos cansados e a colapsar psicologicamente. Mas não vamos desistir agora, não é?

Para isso, nesta fase, propomos-te que cuides do teu interior:

Já alguma vez deste por ti a adiar vezes sem conta o que tens para fazer? “já faço”, “mais daqui a pouco”, “depois”, “agora não”, “amanhã sem falta”!!
Todos nós já adiamos tarefas porque entretanto apareceram coisas mais interessantes para fazer, não é? Mas, ao adiarmos as nossas responsabilidades, não vai fazer com que elas desapareçam ou que apareçam feitas. Isto acontece quer para as tarefas escolares (trabalhos por fazer, módulos em atraso que têm de ser recuperados!!), quer para as tarefas de casa/familiares (tarefas domésticas que ninguém gosta, mas que têm de ser feitas, pois onde todos ajudam nada custa ?).
Por isso, para te ajudar, aqui vão algumas dicas para lutares contra esses momentos: ?

Sabias que a ansiedade em condições normais pode ser muito útil? É ela que nos ajuda a identificar situações de perigo e nos permite reagir perante elas. Em níveis aceitáveis a ansiedade motiva-nos e permite-nos agir perante situações desafiantes!
No entanto, tudo muda quando a ansiedade está em excesso, tornando-se responsável por um grande sofrimento, com efeitos no nosso corpo e na nossa mente
Com a situação que vivemos e com o confinamento, a ansiedade pode intensificar-se. Quem já manifestava anteriormente problemas de ansiedade é natural que os sintomas se tornem mais intensos e difíceis de suportar e mesmo quem nunca tinha experienciado problemas de ansiedade podem surgir pela primeira vez.

Este período também nos tem ensinado que conseguimos ser resilientes em situações adversas, que nos conseguimos adaptar a novas situações e desafios, lidar com os problemas, superá-los e transformarmos as nossas experiências negativas em positivas!
Lembra-te, a ansiedade é tratável e o primeiro passo é reconhecê-la, procurando ajuda especializada
Não tens de sofrer sozinho/a, estamos aqui para te ajudar!!

Em muitas situações desafiantes, como a que estamos a viver atualmente, passam pela nossa mente vários pensamentos negativos que, quando lhes damos demasiada atenção, intensificam as emoções desagradáveis que estamos a sentir, aumentando o nosso sofrimento e mal-estar. Nessas alturas, é importante que nos foquemos na utilidade desses pensamentos, distinguindo entre aqueles que implicam situações que realmente podemos controlar e aqueles que se referem a situações que estão fora do nosso controlo e apenas aumentam o sofrimento.

Aprender a modificar os pensamentos negativos e disfuncionais é fundamental para melhorar a forma como nos sentimos. Questionar o pensamento, alterar a perspetiva que temos sobre uma situação e substituir por pensamentos positivos é um exercício que devemos fazer para os alterar pensamentos que nos limitam e causam disfuncionalidade.
Deixamos aqui alguns exemplos para te ajudar nesta reflexão!