Reproduzir vídeo
PERFIL DE DESEMPENHO
O/A Técnico/a de Restaurante-bar é o profissional que, no domínio das normas de segurança e higiene alimentar, planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integrados ou não em unidades hoteleiras.As atividades principais desempenhadas por este técnico são:
- Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante e bar;
- Efetuar o arranjo da sala de refeições e a preparação dos equipamentos e utensílios do serviço de mesa, de acordo com as características do serviço a executar;
- Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do restaurante, bar e cave do dia;
- Obter informações relativas ao serviço de mesa a efetuar;
- Acolher e atender os clientes, efetuando o serviço de entradas, pratos principais, sobremesas e outros alimentos e o serviço de aperitivos, águas, vinhos, cafés e outras bebidas em colaboração com as outras secções;
- Efetuar o serviço de bar, atendendo clientes à mesa e ao balcão e servindo bebidas simples ou compostas e pequenas refeições;
- Efetuar a faturação do serviço prestado;
- Efetuar o serviço de mesa e bar em situações especiais;
- Estabelecer estratégias de atendimento e animação a partir das informações recolhidas sobre as características dos clientes e o tipo de serviço a prestar;
- Executar os diferentes serviços de cafetaria, copa, mesa (à inglesa, à francesa, à americana e à russa) e bar (direto, indireto e misto);
- Atender grupos em serviços de buffet, banquetes, cocktails, farewell parties, portos de honra, etc.
- Preparar e executar o serviço de vinhos;
- Preparar e executar o serviço de cozinha de sala (flamejar, trincar, descascar, entre outros.);
- Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;
- Prestar informações e sugestões de caráter turístico sobre a localidade, a região, a composição e métodos de confeção das diversas iguarias e sobre as bebidas;
- Atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de manter um bom clima relacional;
- Implementar normas de autocontrolo e HACCP;
- Pesquisar novas técnicas e tendências de mesa e bar.
Saídas Profissionais
- Técnico de restaurante-bar;
- Diretor(a) de restauração; Chefe de mesa;
- Empregado(a) de mesa;
Empresas
- HOTÉIS BOM JESUS;
- HOTEL MELIÂ;
- CENTRO CULTURAL VILA FLOR;
- HOTEL ÁGUAS DO GERÊS;
- HOTEL BASIC BRAGA BY AXIS;
- HOTEL RURAL MARIA DA FONTE;
- RESTAURANTE CASA DA MÚSICA;
- TABERNA INGLESA;
- RESTAURANTE BAGOEIRA;
- RESTAURANTE COZINHA VELHA;
- ALDEIA DO PONTIDO,
- TURISMO RURAL;
- CASA DA CALÇADA;
- CALDO ENTORNADO;
- RESTAURANTE A RIVAL;
- RESTAURANTE SOLAR DOS PRESUNTOS;
- ESTALAGEM PEDRA BELA;
- QUINTA DA PRAIA VERDE;
- RESTAURANTE MILHO REI;
- HOTEL AXIS VIANA;
- EXPOSITOR;
- HOTEL AXIS OFIR;
- HOTEL AXIS GOLF PONTE DE LIMA;
- HOTEL AXIS VERMAR;
- HOTEL TURISMO DO MINHO;
- GRUPO TORRES;
- HOTEL CIDNAY;
- HOTEL MONTE PRADO;
- RESTAURANTE JOÃO;
- RESTAURANTE PORTA17 LOUNGE;
- TURISMO RESTAURANTE LOUNGE;
- HOTEL BELA VISTA;
- GRUPO PESTANA;
- RESTAURANTE CASA DO PROFESSOR;
- CHURRASQUEIRA DE CALDELAS;
- RESTAURANTE GALLIANO.