/
/
O Futuro da Gastronomia em Vila Verde

O Futuro da Gastronomia em Vila Verde

Decorreram nos  dias 12 e 13 de Dezembro, os Concursos Nacionais Jovem Talento da Gastronomia comemorativos  dos 20 anos da Escola Profissional de Amar Terra Verde (EPATV).

Os profissionais do futuro, alunos das áreas de cozinha, pastelaria e bar, disputam o título de Jovem Talento da Gastronomia 2012 com o apoio da Super Bock e da Scwheppes.

Dois dias de intensas provas perante um júri de referência constituído pelos chefes Alexandre Silva, o vencedor do concurso de televisão Top Chef, Louis Anjos Chefe Cozinheiro do Ano, Francisco Gomes da Colonial de Barcelos,  Joaquim de Sousa, Hotel The Oitavos,  Chefe Vinagre (Hotéis Bom Jesus) e o excelente barman do Cinco Lounge em Lisboa Dave Palethorpe, entre outros.

Os concorrentes provenientes de todo o território nacional foram: no Concurso Nacional de Jovens Cozinheiros: Carolina Santos (ESTH de Seia), Joel Domingues (EPO Fátima), José da Silva (Externato Senhora do Carmo), Liliana Santos (Escola Profissional de Esposende), Pedro Wilson (EHT Lisboa) e Pedro Lopes (EPATV). No Concurso Nacional de Jovens Pasteleiros estiveram Joana Rodrigues (Escola Profissional de Esposende), Ricardo Duarte (EPO Fátima), Tiago Magalhães e Tiago Lemos(ambos do Externato Senhora do Carmo), Alexandre Silva e Rui Loureiro (da EPATV). Nos Concursos Nacionais de Jovens Barmans prestaram provas Adélia Matos (EHT Porto), Ana Rodrigues (Externato Senhora do Carmo), André Costa e Tiago Laginha (Associação Barmen Barlavento do Algarve), João Filipe Silva (EHT Viana do Castelo) e Helena Antunes (EPATV).

Os grandes vencedores dos primeiros concursos nacionais Jovem Talento da Gastronomia foram: Liliana Martins (categoria cozinha, Escola Profissional de Esposende), Rui Loureiro (categoria pastelaria, EPATV) e André Costa (categoria bar, Associação Barmen Barlavento Algarve).

Durante o Fórum houve tempo para demonstrações de bar e cozinha, bem como interessantes debates sobre o futuro da gastronomia em Portugal. Por fim, uma homenagem ao Chefe Cordeiro, famoso júri do programa de televisão Top Chef e um dos chefes portugueses que tem uma Estela Michelin, que lançou aqui o seu mais recente livro “Domingos à Mesa”.

O Jovem Talento da Gastronomia já tem inscrições abertas para a próxima edição em 2013, desafiando todos os estudantes e recém formados a mostrarem o seu talento. 

Fotos