/
/
EPATV é Anti-Bullying

EPATV é Anti-Bullying

EPATV é Anti-Bullying

No Dia Mundial do Combate ao Bullying, 20 de outubro, a EPATV acolheu a Ação de Sensibilização Anti-Bullying, que também passou por todas as outras escolas do Município de Vila Verde.

Esta iniciativa contou com a presença do Diretor Geral da EPATV, João Luís Nogueira, a Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, e o Presidente e Vice-Presidente da Associação Anti-Bullying com Crianças e Jovens, Paulo Costa e Gonçalo Veloso, respetivamente.

Depois de saudar os presentes, João Luís Nogueira começa por referir que este é um tema importante nos dias de hoje, uma vez que «na ausência de tolerância, pode estar presente um exemplo de bullying». O Diretor da EPATV realça ainda com positivismo que «cerca de 70% dos jovens não pratica bullying».

«Envergonhar ou tratar mal o colega é um dos vários procedimentos no quotidiano escolar que deve ser combatido. Não há nada melhor do que sermos tolerantes. São as atitudes de respeito que devem reinar no meio escolar.» – ressalva João Luís Nogueira.

No seguimento da ação é a vez de Júlia Fernandes se dirigir aos jovens da EPATV. A Vereadora, que é professora de profissão, está familiarizada com este problema social e escolar. «Acima de tudo, devemos colocar-nos no lugar do outro. Pensem se gostavam que vos fizessem o mesmo.» – aconselha Júlia Fernandes.

A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social acredita que «neste grupo tão sorridente e tão solidário não existe espaço para bullying», fazendo referência ao grupo EPAJUDA. «Este tipo de atitudes pode gerar depressões. Fiquem na linha da frente no combate ao bullying» – remata.

É Paulo Costa que sucede na palestra, que começa por parabenizar o trabalho desenvolvido no Laço gigante e no Placard de imagens, apresentados no palco do auditório da EPATV. Explicou também que esta Associação (AABCJ) marca-se pela diferença porque é uma associação juvenil: «escolhi criar uma associação juvenil, porque aprendo imenso com ele [Gonçalo Veloso] e com todos os outros jovens». O Professor de Educação Física acrescentou ainda a simbologia do laço verde: verde na esperança de extinguir o bullying.

O Vice-Presidente, Gonçalo Veloso, também quis deixar uma palavra aos alunos da EPATV: «Denunciem, não fiquem calados. Os vossos amigos precisam de ajuda.».

Fotos