/
/
Eco-Escolas- Hastear Bandeira- Amares

Eco-Escolas- Hastear Bandeira- Amares

O dia 7 de Novembro de 2012 foi instituído, este ano, pela primeira vez o dia internacional das Eco Escolas. A Delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde comemorou em grande este dia na presença da Dr.ª. Sara Leite, vereadora da educação/cultura e ação social do município de Amares, Dr. Pedro Machado, diretor geral executivo da Braval, da Dr.ª. Sandra Monteiro, diretora pedagógica da EPATV e da Dr.ª Clara Sá, Coordenadora da Delegação de Amares.

 O dia começou bastante frio e os alunos vestiram-se de verde para homenagear o ambiente.

Seguiu-se uma interessante ação de sensibilização com o Dr. Pedro Machado, onde todos pudemos perceber a importância da Braval na valorização e no tratamento dos resíduos sólidos, no Baixo Cávado.

Atualmente, recebe resíduos provenientes dos seis municípios: Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro. Foram apresentados os principais objetivos da Braval: encerramento e recuperação ambiental das lixeiras a céu aberto, tratamento dos resíduos sólidos e implementação da recolha seletiva, sendo sempre propósito final a sustentabilidade ambiental e económica.

Os alunos, enriquecidos com esta sessão foram convidados a assistir ao hino da Eco Escolas, da autoria do Professor Marco Alves e do curso de Animador Sociocultural. O ambiente aqueceu com as quadras amigas do ambiente e todos trautearam:

 “ …

EPATV

Uma escola com solução.

Proteger o ambiente

Numa nova geração.

Ter um mundo melhor

Só depende de ti,

Reciclar e proteger

Começa por aqui.

….

Na nossa Eco escola

Todos vamos ajudar,

A manter a bandeira

Que nos pôde orgulhar

…”

O dia terminou com o hastear da bandeira Eco Escolas, símbolo das boas atitudes praticadas no ano letivo 2011-2012 e com o compromisso de novas e melhores práticas ambientais. Apesar de haver já uma consciencialização de que é necessário proteger o ambiente, ainda há muito trabalho a fazer. Novos desafios nos esperam.

Fotos