/
/
Dia Internacional da Mulher na EPATV

Dia Internacional da Mulher na EPATV

Dia 8 de março é apenas mais um dia das mulheres, pois afinal todos os dias são oportunos para se comemorar e homenagear as mulheres da nossa vida! Frases, palavras, pensamentos, por mais bonitos e simbólicos que sejam, parecem-nos sempre incompletos quando nos propomos a definir o conceito de Mulher… Levanta-se então a questão: será eventualmente mais fácil se esta tarefa se confinar  a enumerar os múltiplos papéis que esta desempenha na sociedade?! Poderiamos então associar-lhe diveresos papéis: o de menina, mulher, filha, amiga, esposa, mãe, profissional, entre muitos outros, por elas escolhidos ou que socialmente lhes foram atribuidos…

Foi com base em alguns desses papéis sociais que este ano a EPATV- Escola Profissional Amar Terra Verde assinalou a data do Dia Internacional da Mulher.

Assim, na delegação de Amares, a iniciativa desenvolvida decorreu na Galeria de Informação, Arte e Turismo com a participação do curso CEF de Cabeleireiro e um grupo de alunos do curso de Ótica Ocular, naturais de S. Tomé e Príncipe, que a convite da Unidade de Cuidados na Comunidade de Amares integraram o seu programa de actividades – Sou Mulher, com a apresentação de algumas danças tradicionais da sua cultura, nomeadamente a Ússua, a Puita e um ritual de fertilidade, com o objectivo de através desta forma de expressão artística e universal, extravasar toda a sensualidade, sensibilidade, maternalidade, garra e sentido estético que estão associados à feminilidade. Importa realçar que foi um sucesso e muitas foram as mulheres que se renderam aos mimos dos nossos alunos.

Ainda a comemorar esta data, o curso CEF de Cabeleireiro pelo segundo ano consecutivo promoveu o Salão Aberto na comunidade escolar de forma a elevar a autoestima a um conjunto de mulheres amarenses, proporcionando tratamentos específicos como arranjar o cabelo, entre outros cuidados de beleza.

Em Vila Verde, a EPATV associou-se à Câmara Municipal de Vila Verde na organização do Jantar do Dia Internacional da Mulher que se realizou no restaurante pedagógico da escola, onde mais de uma centena de Mulheres conviveram e partilharam experiências…ilusões….desilusões!…

Durante o animado jantar foi realizado um sorteio de vários “mimos” que empresas da região tiveram a amabilidade de oferecer às mulheres participantes neste jantar, associando-se desta forma à promoção da igualdade do género e contribuindo, assim para uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária.

Todas as comtempladas ficaram encantadas com o seu momento de sorte, até porque todos os brindes eram apetecíveis. A EPATV e a organização agradecem a todos os colaboradores e participantes em especial às seguintes entidades:

Fotos

Fotos

Vila Verde Amares