/
/
Dia Eco Escolas

Dia Eco Escolas

Dia da Eco Escolas

No dia 3 de dezembro, a EPATV celebrou o dia Eco Escolas, com um programa bem recheado com grande interesse formativo e pedagógico. Este é o oitavo ano consecutivo que esta instituição se declara escola ecológica, recebendo o Galardão Bandeira Verde, fruto de muito trabalho em prol de um ambiente sustentável.

A ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) propôs o tema “A Alimentação Saudável” e foi a partir daí que o dia se orientou pela temática “Agricultura Biológica e Alimentação Saudável e Sustentável”, com palestras, workshops, showcooking e feira de produtos biológicos.

No início da manhã, o Diretor Geral da EPATV, João Luís Nogueira, inicia o programa de palestras e workshops, agradecendo a presença de todos e o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

«É importante que a vossa consciência ambienta seja ativa. Este planeta é nos emprestado, temos de o deixar melhor do que o recebemos.» – fala aos alunos. João Luís Nogueira alerta para a importância de uma alimentação saudável, salientando que a cantina da EPATV cumpre um plano saudável, oferecendo aos alunos uma refeição completa e nutritiva. Ao terminar lança uma proposta aos alunos, o desafio de criar cerca de 12 projetos empresariais, inclusive no âmbito da sustentabilidade e ecologia, para serem acolhidos na incubadora de empresas AI Minho.

O primeiro convidado foi o Prof. Mota Alves, Presidente da ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave), que abordou a temática Desenvolvimento Rural no Vale do Cávado. O Professor apresentou a ATAHCA e as zonas onde esta atua, revelando que «devemos discutir as potencialidades do nosso território e do nosso futuro» e fala também da importância da agricultura, que ainda sofre por errados estereótipos, mas que tem cada vez mais jovens a criar negócios agrícolas, uma vez que existem fundos e apoios para tal. «No Vale do Cávado há pequenos espaços associados à agricultura e é de facto essencial ver o potencial do nosso território nos pequenos frutos.» – menciona o presidente da ATAHCA. Termina ressalvando que entre vários tipos de peras e maçãs regionais é importante que estes produtos locais não se percam.

Posteriormente, Eng. Tadeu Alves, esclareceu o público sobre a importância das bagas numa alimentação saudável. De facto existe uma grande falta de bagas frescas nos supermercados portugueses, com exceção dos mirtilos, framboesas e amoras, contudo, «este superalimento contém propriedades medicinais de polifenóis pigmentados. Por sua vez os pigmentos das bagas são, normalmente, antioxidantes (responsáveis pelo não envelhecimento das células) e têm uma grande capacidade de absorção de radicais livres.»

De seguida, o engenheiro agrónomo Nuno Monteiro, da AMIBA (Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã) surpreende os presentes com o tema Valorização das espécies autóctones. «Portugal é apenas um sexto da França, em área territorial, mas tem o triplo de raças autóctones – 48 identificadas – é assim que vemos a enorme diversidade genética de animais que o nosso país possui. Infelizmente, 99% destas raças podem entrar em extinção.» Os animais portugueses são mais pequenos e são menos produtivos, mas mais rústicos, porque o clima de Portugal é de difícil sobrevivência, e é isso que os torna tão especiais. Termina referindo: «As áreas de negócio na produção destas raças deveriam crescer, uma vez que o nosso território é de facto muito rico para criar alimentos saudáveis. O futuro está nas nossas mãos e o das raças autóctones também…».

A meio do dia, o Chefe Feliciano Silva, expõe um showcooking, com alimentos locais e biológicos, que resulta numa refeição saudável e variada: Salada de alface, pera abacate, frutos vermelhos e molho de iogurte; Lombelo bísaro com sementes de chia, sob puré de beterraba, cogumelos salteados e azeite de coentros; e Mousse de banana desidratada. Enquanto o aroma dos cogumelos se difundia, o Eng. Hélder Forte, falou sobre os cogumelos Shiitake e a importância na alimentação e na economia do concelho.

Para assinalar este dia, o Diretor Geral da EPATV, João Luís Nogueira, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, e o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, Patrício Araújo, hasteiam a Bandeira Verde das Eco Escolas, como marco desta caminhada sustentável.

Depois do almoço temático, o Vereador do Ambiente, Patrício Araújo, explicou a Problemática das Vespas asiáticas. Deu a conhecer a identificação, o seu ciclo de vida, as consequências e os mitos da espécie da vespa velutina. Patrício Araújo advertiu que «as velutinas apresentam perigo para as abelhas, não para os humanos – a menos que sejam alérgicos. Estas vespas não são nenhum dragão alado e além da Câmara Municipal, a sociedade civil tem também um papel importante nesta temática.» É importante que se combatam estes ninhos entre os meses de fevereiro e maio, uma vez que é nesta altura que a vespa fundadora começa a criar condições para formar um ninho, ou seja, ao eliminar a vespa fundadora, anulamos a hipótese desta criar uma colónia de 1000 a 3000 vespas velutinas.

Da Associação Portuguesa de Nutricionistas, a nutricionista Bruna Domingues falou à plateia sobre o Leite na alimentação. Além da importância de planear as porções diárias ingeridas nas várias refeições, é essencial saber combinar os alimentos. «O leite é um alimento repleto de benefícios nutricionais, por isso recomenda-se o consumo de 2 a 3 copos de leite por dia, dependendo das características individuais.» – aludiu.

A palestrante seguinte, Sónia Malheiro, docente na EPATV, explicou aos alunos a importância dos superalimentos no rendimento escolar. Estudar é um processo cansativo e fazer uma pausa para ingerir um “snack” pode ser muito mais produtivo. Os mais recomendados são «pipocas, bagas, chocolate preto, tremoços, frutos secos, abacate e sementes de chia». É importante inserir os frutos secos numa alimentação saudável, principalmente para ajudar no rendimento escolar. Sónia Malheiro termina referindo: «Façam pausas de 2 em 2 horas e comam destes alimentos.».

Seguidamente, Filipa Arrojado, Psicóloga no Hospital de S. João, foi convidada a explicar as perturbações do comportamento alimentar. Falou acerca da imagem e dos estereótipos da sociedade, os fatores de risco, o diagnóstico (Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Gestão Alimentar Compulsiva), as consequências deste tipo de comportamentos e, por fim, explica como cada um deve aprender a gostar de si mesmo.

Jacinta Correia, aborda a área das Ervas numa alimentação mais saudável. Explica a distinção entre as ervas aromáticas, ervas medicinais e ervas condimentares. Aconselha os presentes a conhecerem e utilizarem estas ervas: «comprem e questionem ao vendedor qual a verdadeira utilidade de determinada erva e experimentem». Revela que as ervas aromáticas, chás do Gerês, por exemplo, são muito importantes na alimentação e mesmo até no estudo.

Para terminar, Bárbara Faria, adoça o final deste dia, com a temática Produção e Benefícios do Mel. Fala do conceito literal do mel, da sua composição, propriedades e das diferentes espécies, e alerta para substituição do açúcar pelo mel.

Ao longo de todo o dia foi possível comprar produtos biológicos e locais, na pequena feira, que se apresentava no átrio da EPATV, apoiando esta ideia de comprar produtos naturais e de confiança para nutrir uma alimentação saudável e um ambiente sustentável.

Fotos