/
/
Delegação de Amares – Projeto “Fumar… óbito por um canudo” recebe 2.º prémio

Delegação de Amares – Projeto “Fumar… óbito por um canudo” recebe 2.º prémio

A Faculdade de Medicina de Lisboa e a Universidade do Minho promoveram, mais uma vez, um “Concurso de Ideias” – subordinado ao tema de controlo e prevenção do tabagismo.

A EPATV da delegação de Amares abraçou o projeto e numa primeira fase destacou-se com uma Menção Honrosa com o slogan “Fumar… Óbito por um canudo!”. Posteriormente, no dia 31 de Maio – Dia Mundial sem tabaco, a proposta que tem origem na expressão “Ver Braga por um canudo”, em apresentação pública no grande auditório da Faculdade de Medicina de Lisboa, no edifício Egas Moniz, mostrando todas as iniciativas do projeto, é galardoada com o segundo prémio a nível nacional.

Conscientes de que estão numa escola e de que os jovens são um grupo de risco do consumo de tabaco porque na maioria das vezes se quer afirmar na sociedade, os embaixadores deste projeto levaram a cabo um conjunto diversificado de iniciativas que se evidenciam na comunidade escolar e meio envolvente com o intuito de contribuir para um mundo sem tabaco.

Com o objetivo de contribuir para a sensibilização da população dos concelhos de Amares e Vila Verde, a iniciativa “Fumar… óbito por um canudo”, parte da EPATV da delegação de Amares mas pretende estabelecer parcerias com entidades locais e divulgar o objetivo ao maior número de pessoas para que efetivamente se reduza e previna o consumo de tabaco. Através da criação de cartazes com frases de pensadores filosóficos, flyers, peças de teatro, experiências, campanhas de divulgação, painéis informativos, pretende-se chegar ao maior número de pessoas e contribuir principalmente para uma melhor qualidade de vida de todos e com mais saúde.

Um projeto em execução… um projeto em construção… um projeto em constante melhoria!

Partiu de um grupo de alunos mas a colaboração estende-se a muitos outros elementos da comunidade educativa: Direção, Professores, Alunos e Funcionários; e comunidade envolvente Câmaras Municipais de Vila Verde e Amares.

Os embaixadores do projeto: Maximiliano Miranda, Elisabete Macedo do 3.º ano do Curso Técnico de Animador Sociocultural; Cátia Carvalho, Ana Catarina Fernandes do 1.º ano do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde; e Teresa Antunes do 2.º ano do Curso Técnico de Fotografia.

Os coordenadores do projeto são os professores José António Dantas e Lúcia Lopes. 

Fotos