/
/
Crónica do grupo – I Peregrinação EPATV: à descoberta

Crónica do grupo – I Peregrinação EPATV: à descoberta

Crónica do grupo - I Peregrinação EPATV: à descoberta

Um caminho…uma escola…dez peregrinos (seis completaram O Caminho)…sete dias…duzentos quilómetros…e uma vontade imensa de calcorrear O Caminho, que outrora os nossos antepassados também fizeram, rumo a um destino que só poderia ser de sucesso!

A aventura começou por uma brincadeira de esplanada entre amigos, mas depressa se transformou num escopo e que marcaria, e marcou, as vidas de todos os que dela fizeram parte.

Inspirados pelo tema “A sky Full of Stars” dos Coldplay, a I peregrinação EPATV – À descoberta, teve o seu início no dia sete de junho, junto á Sé, em Braga, com chegada marcada para o dia catorze, a Santiago de Compostela. 

O desafio lançado foi prontamente acolhido pela Direção da EPATV, e todo o apoio e incentivos manifestados foram fundamentais para a realização deste objetivo.

De catedral a catedral, acompanhados pela frase célebre de Martin Luther King: “Suba o primeiro degrau com Fé. Não é preciso que você veja toda a escada, apenas dê o primeiro passo”, iniciámos, com seis paragens, a aventura que se afigurava difícil, mas, ao mesmo tempo, desafiante para os espíritos guerreiros e ávidos de experienciar tudo o que era relatado por quem já tinha feito empreitada igual!

O mote estava dado e a aventura começou com a vontade inabalável de alcançar Santiago, como os nossos ancestrais quando se lançaram nos Descobrimentos, agora com uma navegação bem mais facilitada, pois, como alguém dizia, era só…”seguir as setas amarelas!”.

Com paragens em Ponte de Lima, Valença, Mós, Pontevedra, Caldas de Rei e Padrón, cada uma destas etapas trouxe experiências, vivências, sentimentos e emoções que permanecerão para sempre e farão de nós pessoas diferentes.

As etapas foram sendo concluídas com dor, algum sofrimento, mas sempre, sempre com alegria, boa disposição e com o calor, quer através da presença física no final de algumas etapas, quer mesmo através de mensagens de carinho e incentivo que tornariam a nossa chegada a Santiago um momento de grande emoção.

E com este espirito e a animação sempre em crescendo, os quilómetros foram desaparecendo. Pese embora o registo fotográfico demonstre o contrário, nem tudo foi fácil, e dias houve em que as dúvidas, a angústia e o cansaço se apoderaram do grupo, mas também foram nestes momentos que se viu a fibra dos elementos que o compunham e se fez jus ao nosso lema, “neste grupo ninguém fica para trás”.

Houve espírito de luta e de sacrifício… persistência… entreajuda e cumplicidade…(massagens importantes)… respeito e frontalidade…boa disposição (sempre!)…pequenas doses de loucura (aquela fonte de água quente)…momentos únicos e inesquecíveis( ai o “Muinho”!)…verdadeira e genuína amizade entre personalidades tão distintas, mas ao mesmo tempo tão iguais…foi duro, mas valeu a pena!

As emoções ainda não tinham terminado com a chegada a Santiago de Compostela, uma última estava ainda guardada…a presença do Dr. João Luís Nogueira, Diretor Geral da EPATV, que abrilhantou ainda mais esta peregrinação. A calorosa receção e as palavras dirigidas no momento da chegada emprestaram ao momento um significado ainda mais intenso para todos aqueles que tinham terminado O Caminho.

Entre todas as experiências vividas, o último “albergue”…foi “cinco estrelas”, digno de verdadeiros peregrinos!

Para todos aqueles que um dia decidam viver esta aventura deixamos as palavras que uma amiga querida nos dedicou, aquando a nossa partida, marcando o nosso Caminho:

“SIM: Dizer sim significa reconhecer-se nas opções. Significa vincular-se, comprometer-se, aceitar os desafios, identificar-se. A viagem que empreendes exige que esse SIM seja pronunciado com convicção, como quem está determinado a prosseguir o caminho. Dizer sim significa também comprometeres-te com o que és e responsabilizar-te pelo rumo que decidiste dar à tua viagem. Significa ser fiel a ti mesmo. Diz sim…”
(Com base no livro de: GARCÍA-MOGE, J. ; TORRES PRIETO, J. A., Camino de Santiago…, 1999)

Boa viagem e digam SIM!!

Fotos