Salvar o Planeta? Afinal é simples, começa por pequenos passos todos os dias

Ângela Morgado

Diretora Executiva da WWF Portugal

In Revista TER 36

Salvar o Planeta pode parecer uma tarefa demasiado complexa. Mas, na verdade, tudo começa por uma ideia muito simples – todos nós individualmente podemos salvar a natureza todos os dias.

As maravilhas naturais que vemos em documentários, em filmes, nos livros que lemos ou nas viagens que fazemos surpreendem-nos sempre pela sua beleza e imensidão. Mas a pressão que a Humanidade tem vindo a fazer sobre a natureza também é real e surpreende-nos todos os dias pela negativa.

As alterações climáticas, as emissões de gases com efeito de estufa que não param de aumentar, a década mais quente que ocorreu nos últimos anos e o gelo no mar Ártico que diminuiu para os níveis mais baixos da história, tudo isto é realidade. Enquanto isso, a perda de biodiversidade está em aceleração. Uma das análises mais credíveis do estado da biodiversidade, o Relatório Planeta Vivo da organização de conservação global WWF, mostra uma tendência global para uma queda da biodiversidade de quase 60% nos últimos anos.

Salvar o Planeta nos próximos anos exigirá o forte compromisso de todos. Tal como o mundo muda, todos nós precisamos mudar, para ir mais além, para proteger o nosso Planeta e responder a novas ameaças e desafios. O desafio mais importante deste século é o de alterar o nosso padrão de consumo e passarmos a consumir de forma mais responsável, seja alimentos, sejam produtos variados ou roupa.

Não podemos ter ilusões sobre as tarefas do futuro, de como é urgente e importante proteger o nosso planeta de todas as ameaças. Todos nós podemos fazer algo para reverter esta tendência de degradação da nossa única casa.

A mensagem é, assim, de esperança e ação, um movimento impulsionado por uma vontade individual que vai contribuir para mudar as coisas, mudar os padrões atuais de consumo, para que as pessoas vivam em harmonia com a natureza respeitando os seus limites.

A mensagem é precisamente sobre o nosso poder individual. Antes de começar a pensar que é uma tarefa demasiado complexa, retenha só esta mensagem: É possível. Eu posso construir um Planeta mais sustentável.

Comece a dar os primeiros passos para salvar o planeta, comece pelo seu estilo de vida, alterando aquilo que são as suas ações menos sustentáveis para atitudes mais responsáveis. Essa diferença na sua vida vai ser notada por outros que o rodeiam e vai inspirá-los para agirem.

Agora é o tempo de agir, a natureza não pode esperar mais. A nossa sobrevivência depende da mudança. Decida salvar o planeta e use o seu poder.