Inspiração, ou falta de…

Cristiano Silva

Maestro

In Revista TER 35

Certo dia, recebi um convite para falar de inspiração! Ora, grande desafio!

Pois bem! Eu , que vivo na busca incessante da inspiração, subitamente vejo me questionado sobre o que é esta temática!

Boa pergunta…

Acaba por se curioso pedirem a um sujeito que vive na tal dita busca incessante da inspiração a criar uma definição sobre a mesma ! Será que existe ?? Ou é algo que tem milhares de definições definidas por todos que a sentem?
Mas afinal, o que é a inspiração ? Ela existe? Será algo platónico que vive no nosso sub-consciente em que muitas das vezes poderá ser nada mais que um efeito placebo?

Não sabemos explicar, a verdade é que podemos ou não a sentir, ou simplesmente não conseguir materializar algo que nos afectou.
É algo que não se pode adquirir… a inspiração advém de algo platónico num âmbito de puro optimismo apenas.

Vivemos numa atmosfera que nos permite sonhar,desejar, tentar alcançar, ambicionar..
inspiração!

Para mim, é objecto de reflexão de um ser que procura o inexistente, ambiciona o que não tem, quer criar o impossível tanto que seja de cariz minúsculo ou planetário …

Mas o caminho faz se caminhando e a busca pela felicidade, seja em que vertente for, leva-nos a meditar, inspirar, pesquisar e imaginar!

Mas afinal , inspiração … Pois…

Para um ser comum mortal, a inspiração está ao virar de uma esquina, de um dia , momento ou hora … é algo que não podemos agendar qual a hora ou em que momento a queremos ter ..
muitas vezes, o amor é aquele item que nos leva a procurar a reflexão para que possamos ter algo divino que nos leve a transcender de modo a ultrapassar certos dilemas morais ou ideológicos . Obtemos inspiração ouvindo um compositor preferido, a nossa mãe, mulher, namorada, filha, avó ou avô ou alguém que nos quer bem.. tudo isto é a arte de respirar boas energias !
No fundo, procuramos inspiração para que nos leve todos os dias, todos os momentos da nossa passagem neste universo na busca da eterna felicidade! Inspiração nem sempre é significado de algo belo… podemos nela encontrar também o “dark Side” para uma vingança, revolta ou algo mais apático que nos transcende de modo a ser aplicado em ocorrências menos sobrenaturais.
Mas para mim?
Procuro a inspiração para criar, desenvolver, enaltecer, crescer, viver e acima de tudo para ser feliz!
Por exemplo, enquanto escrevia este artigo, coloquei uma música no ar.. posso vos contar que embebido de todo este processo de audição e escrita me apeteceu saltar para o piano e escrever um novo tema .. tal como o “the Story” (podem encontrar este tema no canal do YouTube da orquestra nacional de jovens). Quantas vezes associamos um momento da nossa vida a um momento musical?

A inspiração leva nos a vivenciar de novo esse momento de formar a querer apenas o superar!
Consegui criar temas e momentos reflectindo apenas o meu estado de espírito!

A inspiração é um exercício de reflexão e interiorização! É algo que não se pode comprar, apenas procurar, deixar sentir, viver e deixar fluir !