Incoming & Outgoing

Candidaturas para pós formados - Erasmus+

Isabel Joaquim e Eugénia Inácio

Agência Nacional Erasmus+ EF/Educação de Adultos

In Revista TER 37

O Programa Europeu para a Educação e Formação, nas suas várias gerações, tem demonstrado ao longo de mais 30 anos de existência um enorme contributo para aumentar a proximidade entre os cidadãos europeus de nações diferentes, originando inclusivamente o que alguns chamam de “Famílias Erasmus”. Com esta realidade temos assistido a um período de maior tranquilidade e tolerância, evitando cenários de outrora de ódio e de guerra, entre os povos europeus. Por ventura, nos dias que correm, não deveria ser este Programa uma referência para o mundo em que vivemos?

Este Programa europeu, bem alicerçado e firme, tem levado a Europa a apostar na educação e formação das suas gentes, conduzindo a sociedades mais democráticas, mais instruídas e pacíficas. A troca de saberes e de conhecimento, bem como o despertar para curiosidades que espreitam realidades diferentes, têm constituído motivos suficientes para aumentar a participação dos Europeus no programa Erasmus+. Cada vez mais verificamos que estes cidadãos aceitam sair da sua zona de conforto e, através da sua própria experiência, são capazes de perceber o valor inestimável de fazer parte desta Europa. Hoje em dia, isto continua a ser possível através do Programa Erasmus+.

Mas, foquemo-nos no setor Educação de Adultos do Programa Erasmus+.

A promoção da mobilidade noutros países Europeus, sobretudo para fins de aprendizagem e formação de pessoal ligado à educação de Adultos, no âmbito da Ação-Chave 1 (mobilidade de indivíduos para fins de aprendizagem), tem conduzido a resultados muito positivos para o setor e para a interação entre os seus pares. Os profissionais da Educação de Adultos têm conseguido, através das mobilidades realizadas, adquirir novas competências, conhecido novos métodos de ensino e criado várias redes transnacionais de contactos, que lhes permite uma convivência frequente entre si, estando estes cada vez mais próximos, ora presencialmente, ora através das redes virtuais.

Os projetos Erasmus+ deste setor, têm desenvolvido atividades de mobilidade outgoing para os profissionais, como missões de ensino ou formação, cursos estruturados ou outros eventos de formação, bem como períodos de observação. Os projetos abrangem instituições que integram atividades no domínio do ensino formal, não formal e informal, como associações e ONG que se dedicam à Educação de Adultos, a autoridades regionais e locais e a organismos de extensão científica, que igualmente desenvolvem ações neste setor, procurando contribuir para uma maior literacia e afirmação da cidadania dos cidadãos adultos. Consequentemente, o facto de os profissionais deste setor participarem em atividades outgoing pela Europa fora, tem contribuído para a existência de um maior compromisso e reforço da capacitação por parte destas instituições. Existe um investimento substancial e relevante em termos de tempo e de outros recursos por parte dos profissionais e das instituições, que são, em parte, os grandes responsáveis pelo sucesso dos projetos de mobilidade.

A Ação-Chave 2, que integra, entre outras iniciativas, as Parcerias Estratégicas, as quais apresentam um enorme potencial para a modernização e maior afirmação do setor Educação de Adultos, também, através da participação das instituições e dos seus profissionais. Os projetos que são desenvolvidos neste âmbito visam, igualmente, melhorar o setor da Educação de Adultos. Estes são projetos de cooperação entre, pelo menos, três instituições de três países diferentes e que podem abranger parcerias de apoio à inovação e parceiras de apoio ao intercâmbio de boas práticas. Estes projetos podem também incluir atividades “outgoing e incoming” entre os parceiros, podendo integrar atividades de aprendizagem, ensino ou formação, quer para os profissionais, quer para os aprendentes.

Desta forma, é possível que as instituições de vários países colaborem entre si em prol da educação, de uma forma cada vez mais estreita, que lhes permite conhecerem-se mutuamente e conhecerem práticas de trabalho diferentes, garantindo o desenvolvimento ou a transferência de abordagens inovadoras e uma mobilização dos diferentes stakeholders, envolvendo também por esta via as comunidades que os rodeiam.

Em resposta ao desígnio da internacionalização dos diversos tipos de instituições de Educação de Adultos, o Programa poderá também oferecer, quase de forma mecânica, uma preparação para as instituições virem a assumir esse passo. Através do Programa Erasmus+ e dos seus diversos projetos em que participem, as instituições são desafiadas a reforçar as suas relações com outros povos, regiões e países da Europa, e também com países parceiros não europeus, com os quais Portugal estabelece ou pretende estabelecer ligações. Desta forma, é importante dizer que o Programa Erasmus+ permite o confronto entre realidades de diferentes origens que, para além do nível de proximidade atingido entre os profissionais e aprendentes, tem permitido abrir novos horizontes e identificar ideias inovadoras para o setor, para a adoção de novos projetos e de novas práticas educativas nas instituições.

Para as organizações que ainda não tiveram a oportunidade de participar no Programa Erasmus+ e beneficiar da experiência que promove relações de proximidade e de conhecimento com outros Europeus, recomenda-se vigorosamente que o façam e venham, assim, também contribuir para o aumento das “Famílias Erasmus”. Para saber mais, e tomar conhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos, consulte a plataforma europeia dos resultados dos projetos Erasmus+, e inspire-se para uma eventual ideia de projeto Erasmus+.

Erasmus+, a mudar vidas e a abrir horizontes.