A importância de saber fazer

Grupo Casais

Departamento de Recursos Humanos – Atração de Talentos

In Revista TER 38

Em 2020, cerca de metade dos empregos vão requerer um nível médio de qualificação. Esta é a previsão da Comissão Europeia que salienta o papel do Ensino Profissional neste quadro: “muitas vezes, esta qualificação será alcançada através de uma formação profissionalizante “. Os autores desta investigação dividem as mais-valias do Ensino Profissional em duas vertentes: económicas e sociais. A nível económico é sublinhada a maior proximidade às necessidades do mercado de trabalho que levam a “um menor desemprego” e a um “impacto positivo na performance laboral”. Já no que diz respeito aos benefícios sociais, os autores do estudo destacam a ligação entre gerações bem como “a coesão e a integração social”.

O Grupo Casais tem no seu universo cerca de 4.500 colaboradores entre funções de gestão, técnicas e operacionais. Os protocolos que mantemos com as diversas escolas de ensino profissional permitem-nos uma proximidade que se traduz no acolhimento de diversos jovens nas mais diferentes funções.

Até ao momento recebemos cerca de 39 alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde. Entre estágios curriculares e profissionais. São jovens que trazem uma dupla certificação que lhes permite uma aprendizagem in job mais rápida e uma familiaridade com as funções a desempenhar. Na sua maioria são futuros profissionais que possuem já um conhecimento prévio, permitindo-lhes um início mais fácil nas empresas.

 

Mais valias do curso profissional?

  • Ter um contacto prévio com o mundo do trabalho. Para os jovens que ainda não tiveram uma oportunidade de trabalhar é uma boa forma de entrar no mundo laboral e adquirir experiência;
  • Aprender técnicas de trabalho. Para quem ainda não tem experiência no mercado profissional, o ensino profissional pode ser uma forma de aprender técnicas básicas de Para além de incutir sentido de responsabilidade e obrigar a rotinas de trabalho, também fomenta a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Explorar o mercado. Os diferentes momentos de estágio curricular ao longo do curso oferecem a oportunidade de descobrir diferentes posições ou áreas de trabalho, sem que isso comprometa a sua carreira numa A experiência de trabalho numa área específica permite ao jovem saber que papéis poderá desempenhar nesse campo, quais as competências que precisa de trabalhar melhor e quais as empresas que deverá contactar para trabalhar. Assim, enfrentará o mercado de trabalho de forma mais preparada.

  • Adquirir novos O EP oferece oportunidades para aprender novas coisas. Contribui para o alargamento dos horizontes, providencia também experiência de trabalho válida, o que aumenta as probabilidades de ser escolhido para uma vaga de emprego para a qual não tem experiência.
  • Desenvolver competências sociais. Por colocar as pessoas em contacto com situações com as quais ainda não estão muito familiarizadas e a resolver problemas fora do comum, o ensino profissional pode ajudar a desenvolver algumas competências sociais, que serão bastante úteis e valorizadas no futuro ao nível do mercado de trabalho, como por exemplo, confiança, autoestima, capacidade de resolução de problemas e de trabalho em

Cada vez mais as empresas têm procurado pessoas alinhadas às novas tendências dos mercados e dispostas a se manterem sempre atualizadas e preparadas para oferecer visões estratégicas ao negócio. Por isso, o diferencial está na determinação do profissional em agregar cada vez mais qualificações e experiências ao seu currículo.

 

E depois do curso?

Embora seja uma opção centrada em competências que permitam a preparação para uma profissão, o Ensino Profissional não impede que continues os teus estudos. De acordo com os dados do OESS, 38% dos alunos prosseguem estudos (67% deles a um nível superior). Contudo, caso esta não seja uma opção, a frequência neste tipo de formação deixa-te mais preparado para abraçar o mercado de trabalho e é garantia de uma rápida ingressão no mesmo.