Serviço de Psicologia e Orientação PDF Versão para impressão

FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTACÃO

 

A criação de Serviços de Psicologia e Orientação constitui um fator de grande inovação que contribui decisivamente para a promoção do sucesso educativo. A escola não pode ficar alheia a estas questões, e deve possibilitar a adequação de respostas educativas às necessidades dos seus alunos.

O psicólogo que desenvolve funções em contexto escolar, compete-lhe designadamente:

- Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;

- Participar na definição de estratégias e na aplicação de procedimentos de orientação educativa, que promovam o acompanhamento do aluno ao longo do seu percurso escolar;

- Intervir a nível psicológico e psicopedagógico na observação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e encarregados de educação, em articulação com os recursos da comunidade;

- Participar nos processos de avaliação multidisciplinar, tendo em vista a elaboração de programas educativos individuais, acompanhando a sua concretização;

- Desenvolver programas e ações de acompanhamento pessoal e vocacional, a nível individual ou de grupo;

- Colaborar no levantamento de necessidades da comunidade educativa com o fim de propor medidas educativas adequadas;

- Participar em experiências pedagógicas, bem como em projetos de investigação e em acções de formação de pessoal docente e não docente;

- Acompanhar o desenvolvimento de projetos e colaborar no estudo, conceção e planeamento de medidas que visem a melhoria do sistema educativo.

 

ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS PARA APOIO PSICOLÓGICO

 

A sinalização de um aluno para atendimento pelo SPO deve ser formalizada pelo Diretor de Turma.

O pedido de atendimento psicológico é realizado através do preenchimento da Ficha de Encaminhamento, acompanhada da Declaração de Autorização do Encarregado de Educação, no caso de alunos menores de idade.

Esta ficha deve ser entregue directamente no SPO, estabelecendo-se uma análise preliminar da situação com o Diretor de Turma.

O SPO procede à marcação do primeiro atendimento através do Diretor de Turma, preferencialmente em horário não letivo. No caso do aluno não comparecer às sessões de acompanhamento, estas serão marcadas durante o horário letivo.

No sentido de optimizar a avaliação e intervenção de cada situação, os docentes deverão permanecer em articulação com o SPO, sempre que solicitado. Acautelando questões de confidencialidade e privacidade, o contacto deverá ser efectuado no gabinete do SPO, em horário de atendimento. 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO – VILA VERDE

Horário SPO


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