Inovação Tecnológica no ensino e na aprendizagem da EPATV PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Inovação Tecnológica no ensino e na aprendizagem da EPATV

A EPATV tem vindo a apostar nas novas ferramentas digitais, dentro e fora da sala de aula. Apenas com o dispositivo móvel, o aluno, de uma forma mais interativa e dinâmica, organiza o seu conhecimento e tem um papel mais interventivo no seu processo de aprendizagem.

Desde o início deste ano letivo, estão a ser utilizadas várias ferramentas tecnológicas, nomeadamente Socrative, Aurasma, Khan Academy, Kahoot!, Plickers, entre outras. A escola está a adaptar-se a esta popularidade tecnológica de uma forma construtiva e prática para o aluno, que aprende a utilizar o dispositivo móvel em prol do seu conhecimento, melhorando a qualidade do ensino e tornando-o mais autónomo.

A utilização da realidade virtual e aumentada tem vindo a ser utilizada e um exemplo disso foi a criação de uma exposição, que pretende criar uma interação com o público. Foi criado um painel, que apresenta uma paisagem do Gerês e se faz acompanhar por um conjunto de pequenas imagens de animais autóctones, que escondem uma outra realidade – uma realidade aumentada.

Apenas com um dispositivo móvel, os visitantes, focando os vários elementos presentes na tela, visualizam todas as fotografias que integram a exposição. 

O objetivo é criar uma dinâmica entre as novas tecnologias e o conhecimento, ou seja, através de um ecrã que todos possuem é possível ter contacto facilitado com o conhecimento, de uma forma sustentável e na vanguarda da tecnologia.

Desta forma, a EPATV prevê melhorar a aprendizagem e criar nos alunos um novo espírito autodidata.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208