Centro Qualifica PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Os Centros Qualifica, são estruturas do Sistema Nacional de Qualificação implementados em 2017 que visam responder às necessidades de qualificação da população. Têm como objetivo prestar informação rigorosa sobre as ofertas de formação e acompanhar, de forma exigente e responsável, jovens e adultos, no que concerne a uma aprendizagem adaptada às diferentes etapas da vida.

A portaria n.º 232/2016 - diário da república n.º 165/2016, série i de 2016-08-29, regula a criação e o regime de organização e funcionamento dos Centros Qualifica, nomeadamente o encaminhamento para ofertas de ensino e formação profissionais e o desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências. A atividade dos centros qualifica abrange adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação e, excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.

Consultar  Portaria n.º 232/2016 - diário da república n.º 165/2016, série i de 2016-08-29

https://dre.pt/application/file/a/75217575

 

Reconhecimento e Validação de Competências

Centro Qualifica está preparado para o orientar na construção do seu Portefólio Escolar e/ou Profissional, permitindo-lhe alcançar e/ou completar um determinado nível de escolaridade (4º, 6º, 9º ou 12º ano) e/ou certificar uma determinada saída profissional.

O Reconhecimento e Validação de Competências consiste na identificação das competências que adquiriu ao longo da vida, em contextos formais, não-formais e informais, visando a construção de um,  que será validado e apreciado por um júri na sessão final de Certificação de Competências.

A deliberação do júri, relativamente à certificação de competências, tem por base o desempenho do candidato numa prova de certificação, conjugada com a análise do portefólio e dos instrumentos aplicados ao longo da etapa de reconhecimento e validação de competências.

Na certificação de competências escolares a prova de certificação consiste na apresentação de uma exposição e reflexão em torno de uma temática integradora trabalhada ao longo do Portefólio. Já na certificação de competências profissionais, a prova de certificação consiste numa demonstração prática das competências detidas no âmbito do referencial de competências profissionais a certificar.

Caso já possua o 12º ano escolar e tenha experiência profissional, poderá inscrever-se para obter uma certificação profissional, com base nas competências já adquiridas, nas saídas profissionais a seguir apresentadas.

Para melhor perceber as especificidades de cada saída profissional consulte: CNQ

 

- Ligações úteis

 

Centro Qualifica

Horário:

 De segunda a quinta-feira das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 21h00.

Sexta-feira - 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h30.

Contactos:

Telefone: 253 322 144

Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 - Carta de Compromisso – PDF