PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

logo-club-europeu

O Clube europeu – EPATV foi criado no ano letivo 2007/2008, por um conjunto de elementos que consideraram que criar um clube seria uma mais-valia para a escola porque iria abrir portas a uma aprendizagem abrangente sobre assuntos europeus bem como proporcionar experiências diversificadas pelas atividades que poderiam ser dinamizadas. Estas têm sido desenvolvidas por um grupo de colaboradores de várias áreas disciplinares e tentam incutir nos alunos maior sentido crítico em relação a questões europeias mas também desenvolver uma consciência cívica mais participativa.

 Os professores dinamizadores, juntamente com os alunos, elementos imprescindíveis, conseguiram realizar experiências únicas bem como cativar o seu interesse pela cultura europeia incutindo também o espírito de cidadania europeia. Inscritos na Rede Nacional de Clubes Europeus temos vindo a apresentar vários projetos.

É prática anual assinalar o Dia da Europa (9 de Maio), um dos símbolos emblemáticos da União Europeia. Esta atividade realiza-se num ou vários dias do mês de Maio, subordinado a uma determinada temática com apresentação de trabalhos dos alunos, palestras com personalidades associadas à União Europeia, atividades e jogos didáticos. Para além destas atividades realizam-se outras ao longo do ano, como a participação em concursos e/ou publicações promovidos por entidades educativas e/ou outras. Em 2012, realizámos também uma viagem a Bruxelas, ao Parlamento Europeu, que permitiu aos alunos e professores acompanhantes uma visão mais próxima da realidade europeia, tendo a oportunidade de realizar experiências didáticas, no Parlamentarium, semelhantes às de um eurodeputado. A existência de várias parcerias com outros países da comunidade europeia concretizando estágios internacionais ou intercâmbios ao abrigo dos vários programas europeus para jovens é uma outra vertente do Clube Europeu – EPATV, que proporciona aos seus alunos experiências de vida únicas, levando-os a conhecer culturas europeias exercer o seu direito de cidadania europeia.

 

Atividades:

logo-parlamento-europeu-escola-embaixadora

Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

Este programa, impulsionado pelo Parlamento Europeu, tem como objetivo facultar aos nossos alunos conhecimentos para uma maior consciencialização no que diz respeito à cidadania europeia e criar, igualmente, uma rede de interação com o Parlamento Europeu.

A EPATV faz parte do grupo de 17 escolas que, a nível nacional, participa neste projeto enriquecedor para o presente e o futuro da União Europeia e que assume particular importância para a promoção de uma maior consciência cívica e democrática nos diferentes atores: alunos, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação.

O programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” (EEPE), vai decorrer no triénio 2016-2019 e é dirigido sobretudo a todos os alunos do Ensino Secundário. Pretende proporcionar a todos os envolvidos um conhecimento ativo sobre a União Europeia em geral e o Parlamento Europeu em particular, sendo o objetivo nuclear sensibilizar os jovens para a importância do voto nas eleições europeias de 2019. No ano letivo 2016/2017 – 1ª fase - aderiram ao programa 17 escolas portuguesas, sendo uma delas, a nossa escola.

Em cada uma das escolas embaixadoras, o programa EEPE é facilitado pelos Embaixadores Seniores – Professores - que, em conjunto com os Embaixadores Juniores - alunos -, vão definir o Plano de Ação que lhes permitirá alcançar os objetivos que foram antes mencionados. Um processo que se pretende participado e gerador de interesse entre os mais diretos destinatários – os alunos!

Gostavas de ser um dos nossos Embaixadores Juniores e participar no Programa Euro-escola e em seminários em Bruxelas ou Estrasburgo? Então, fica atento/a!

Acompanha todas as atividades relativas ao projeto EEPE/EPAS, a nível nacional e europeu, usando a hashtag #EPambassadorSchool

Podes saber mais sobre o PARLAMENTO EUROPEU em: www.europarl.europa.eu

Outras informações úteis:

Parlamento Europeu - http://www.europarl.europa.eu/portal/pt

Comissão Europeia - https://ec.europa.eu/commission/index_pt

Erasmus+  - http://www.erasmusmais.pt/erasmusmais/index.php

Centro de informação Jacques Delors - http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwhom0.inicio

EU bookshop - https://bookshop.europa.eu/pt/home/


Kids Corner - http://europa.eu/kids-corner/index_pt.htm

 

Antena de Informação Europeia do Centro de Informação Europe Direct de Barcelos

A EPATV é, desde 2013, parceira do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), para a constituição de uma Antena de Informação Europeia. O Protocolo foi oficializado a 28 de fevereiro de 2014, numa Sessão Solene de Inauguração da Antena que decorreu na EPATV.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

A Antena de Informação Europeia é um serviço informativo europeu de proximidade com o cidadão, adaptado às necessidades locais e regionais, materializando-se num ponto de acesso facilitado por parte dos cidadãos à informação sobre a União Europeia e suas instituições.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

A Antena de Informação Europeia na EPATV está sedeada na nossa escola, estando disponíveis materiais informativos (brochuras, desdobráveis, folhetos, mapas, cartazes,...) sobre os mais variados temas europeus. Os técnicos aí presentes esclarecem e respondem às perguntas colocadas pelos cidadãos que visitam o espaço adstrito à Antena de Informação Europeia.

Os materiais informativos disponíveis tornam-se úteis, quer no apoio aos jovens em idade escolar, quer no apoio aos profissionais no desenvolvimento de atividades profissionais, quer ainda aos cidadãos em geral, na medida em que poderão obter informação, respostas a perguntas sobre o funcionamento das Instituições Europeias, legislação, políticas, programas e financiamentos comunitários, entre outros.